IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL COMO FATOR ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO PARA A EMPRESA AIR SLAID TECIDOS TÉCNICOS

  • Alessandra Vasconcellos
  • Bruna Esposito
  • Carla Celeguin
  • Cinthia Pereira
  • Kelvin Hebert Sommerrhalder ISCA Faculdades - Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira
Palavras-chave: Marketing; Marketing Digital; Marketing Empresarial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a importância do Marketing Digital, como fator estratégico de comunicação, tendo em vista as mudanças ocorridas no cenário atual devido a pandemia na empresa Air Slaid Tecidos Técnicos Ltda. O marketing empresarial digital ocorre de forma totalmente online, sendo um conjunto de estratégias que são praticadas pelas empresas. É através dele que as empresas têm oportunidade de alcançarem mais pessoas e captarem novos clientes que sejam de seu público-alvo, por meio da divulgação de seus produtos ou serviços. Partindo desse ponto, as empresas começaram a se conscientizarem sobre a importância do marketing digital como estratégia de atuação num cenário de iminência competitividade, uma vez que, o uso dessa ferramenta vem atraindo a atenção de empresários e gestores como forma de captação de novos clientes e vem despertando a atenção para os produtos e serviços oferecidos pela empresa, assim como o fato de melhorar o relacionamento com seus clientes já consolidados e com os futuros clientes. O marketing digital é uma ferramenta que vem crescendo rapidamente nos últimos anos e com a pandemia da Covid-19, ganhou ainda mais força entre as empresas que, em sua maioria, precisaram adotar esta ferramenta como alternativa de suas vendas presenciais. Com os resultados obtidos no período de 2020 com relação ao período de 2019, este trabalho visa apresentar como o Marketing Digital foi essencial para a sobrevivência de empresas e como se deu a iniciativa de optar pelo uso desta ferramenta. Com o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, espera-se auxiliar a comunidade acadêmica a entender os impactos positivos que foram gerados entre o período pré, durante e expectativa no pós-pandemia no uso do marketing digital.

Referências

ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Atlas, 2011.

AIRSLAID. Grupo Airslaid. 2021. Disponível em: https://www.grupoairslaid.com.br/grupo-air-slaid/air-slaid/. Acesso em: 10 de julho de 2021.

AMARAL, Sueli Angelica do. Os 4Ps do composto de marketing na literatura de ciência da informação. Transinformação, v. 12, n. 2, p. 51-60, julho/dezembro, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v12n2/04.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2021.

BONAVITA, J. R.; DURO, J. Marketing para não-marqueteiros: Introdução ao marketing para profissionais em mercados competitivos. Rio de Janeiro: Senac, 2001.

CASAS, A. L. L. Marketing de serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHURCHILL JR., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2007.

CIDES, S. J. Introdução ao marketing: princípios e aplicações para micros e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 1997.

DANTAS, Edmundo Brandão; ROCHA, Leny Alves; COELHO, Cláudio Ulysses F. Gerência de marketing. Rio de Janeiro: SENAC, 1997.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

FARIAS. Marcus. 15 ferramentas de marketing digital que todo empreendedor precisa conhecer. 2021. Disponível em: https://endeavor.org.br/marketing/ferramentas-marketing-digital-empreendedores/. Acesso em: 24 de agosto de 2021.

GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatex, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produto Interno Bruto – PIB. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php. Acesso em: 10 de maio de 2021.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Conquistando clientes, mantendo-os e aumentando sua fidelidade. In Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 7. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Laner. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson/Prentice-Hall, 2013.

MARIN, Andrea Cristina; JUNGER, Alex Paubel; MOSLAVACZ, Felipe Lima; SOUZA, José Ferreira de. Marketing digital como ferramenta de inovação e alavancagem de negócios. Research, Society and Development, v. 7, n. 3, p. 01-13, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560659010010/html/. Acesso em: 23 de agosto de 2021.

MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C.; PIETRI JR., Paul H. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Harbra, 1993.

MENEZES, H. Comércio eletrônico para pequenas empresas. Florianópolis: Visual Books, 2003.

MOTTA, Jaena Pivetta da. O marketing estratégico em organizações competitivas. (Especialização em Controladoria Empresarial - Universidade Federal de Santa Maria/UFMS) - Santa Maria/RS, 35 f. 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2778/Motta_Jaena_Pivetta_da.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 de junho de 2021.

RICHERS, Raimar. O que é marketing. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

ROCHA, A. CHRISTENSEN, C. Marketing, Teoria e prática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, Laura Amanda Miro dos; BARROS, Silas Almeida de. Marketing digital: uma ferramenta estratégica de comunicação entre empresas e consumidores. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso – Administração. Faculdade Cesmac do Sertão - Palmeira dos Índios/Alagoas, 2018. Disponível em: encurtador.com.br/ijJ46. Acesso em: 23 de agosto de 2021.

SCHULTZ, Don E.; TANNENBAUM, Stanley; LAUTERBORN, Robert F. O novo paradigma do marketing: como obter resultados mensuráveis através do uso da data base e das comunicações integradas do marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.

SILVA, Vanessa Bolico da. Marketing digital como ferramenta estratégica e as oportunidades nas redes sociais. Revista de economia, empresas e empreendedores na CPLP - E3, v. 2, n. 1, p. 25-62, 2016. Disponível em: https://revistas.ponteditora.org. Acesso em: 23 de agosto de 2021.

TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.

TORRES, Cláudio. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. 2010.

Publicado
2021-12-09
Como Citar
Vasconcellos, A., Esposito, B., Celeguin, C., Pereira, C., & Sommerrhalder, K. (2021). IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL COMO FATOR ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO PARA A EMPRESA AIR SLAID TECIDOS TÉCNICOS. CADERNO DE PESQUISA APLICADA, 1(3), 74-90. Recuperado de http://isca.edu.br/revista/index.php/cpesqaplic/article/view/67