O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaço 1,5 entrelinhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Teoria & Prática: Humanidades, Ciências Sociais e Cultura  aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros  nas área de Humanidades, Ciências Sociais e Cultura resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões científicas. 

  Avaliação

Os artigos serão enviados para a avaliação sem autoria e podem ser:

a) aceitos na íntegra;

b) aceitos com ressalva e indicação de modificações;

c) recusados.

Orientações:

    1.  Os trabalhos devem ser encaminhados em português, inglês, espanhol e francês.
    2. Os artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e as notas (contar com Ferramentas do processador de textos – Word ou Star Office, por exemplo).
    3. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
    4. Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato padrão doc para PC. 
    5. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.), como nos exemplos: (CAMPOS, 1989) ou (CAMPOS, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (CAMPOS, 1995a), (CAMPOS, 1995b) etc.  
    6. As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. 
    7. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).
    8. Todos os artigos devem conter, ao final, título, indicação de pelo menos três palavras-chave e resumo (em português e inglês), que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.
    9. Ao final do texto o autor deve também registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico e o endereço completo para correspondência.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.