Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Há mais de duas décadas, a autoavaliação tem sido realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) no ISCA Faculdades como um processo importante e indispensável ao planejamento institucional e à busca da excelência na qualidade de ensino, independente das solicitações do Ministério da Educação.

Estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) de 14 de abril de 2004, o processo de Autoavaliação Institucional, de acordo com a Lei Nº 10.861, garante o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. De acordo com essa lei, a avaliação das instituições de educação superior tem como objetivo identificar o seu perfil e compreender o significado de sua atuação na comunidade, considerando a missão e o plano de desenvolvimento institucional.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) recomenda que as instituições de nível superior promovam a autoavaliação de cinco eixos que contemplam as dez dimensões estabelecidas no Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional em na Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65, sendo eles:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
Dimensão 8: Planejamento e avaliação
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
Dimensão 1: Missão e o plano de desenvolvimento institucional;
Dimensão 3: Responsabilidade social da instituição
Eixo 3: Políticas Acadêmicas
Dimensão 2: Política para o ensino, a pesquisa e a extensão
Dimensão 4: Comunicação com a sociedade
Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes;
Eixo 4: Políticas de Gestão
Dimensão 5: Políticas de pessoal
Dimensão 6: Organização e gestão da instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade financeira
Eixo 5: Infraestrutura Física
Dimensão 7: Infraestrutura física

Nesse sentido, o processo de avaliação implementado pela CPA do Instituto Superior de Ciências Aplicadas tem por objetivo:

• Identificar possíveis melhorias que auxiliem no Planejamento da IES;
  • Subsidiar o desenvolvimento institucional;
  • Possibilitar o desenvolvimento das Políticas de Gestão da IES;
  • Avaliar a infraestrutura;
  • Contribuir com o desenvolvimento das políticas acadêmicas da IES.

A CPA é constituída de forma paritária por representantes de coordenação, professores, alunos e funcionários técnicos-administrativos.

Contato: cpa@iscafaculdades.com.br

Tags: