Programa de Iniciação Científica (PIC) – ISCA FACULDADES

O Programa de Iniciação Científica do Instituto Superior de Ciências Aplicadas visa incentivar a produção de conhecimento científico e formação de pesquisadores.

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o discente durante a graduação em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a Iniciação Científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa.

Em síntese, a Iniciação Científica pode ser definida como instrumento de formação de recursos humanos qualificados, de profissionais comprometidos com o progresso da ciência e da sociedade; além de ser um grande diferencial na formação acadêmica e profissional do discente.

A comprovação do treinamento na Iniciação Científica passou a ser requerida, nos últimos anos, como requisito adicional para a seleção de candidatos para os cursos de pós-graduação, pois permite a seleção de candidatos mais amadurecidos. Alguns programas de pós-graduação podem conceder pontuações adicionais ou pesos maiores para os candidatos que tenham realizado Iniciação Científica e que apresentem trabalhos relevantes e de qualidade nesta área. Isso ocorre porque a Iniciação Científica pode ser um forte indicador do potencial do candidato para desenvolver pesquisa em nível de mestrado ou doutorado.

Além disso, a Iniciação Científica exerce impacto decisivo no mercado de trabalho, visto que uma graduação que tenha como alicerce a pesquisa agrega valor no curriculum vitae do discente e responde a um dos quesitos de excelência na formação universitária.

Contato: (19) 3404 – 8770