Aluno do ISCA Faculdades fica em 3º lugar no Desafio do Conhecimento – 2019

O aluno do curso de Engenharia Elétrica Wilson Roberto Santurbano ficou em 3º lugar no “Desafio do Conhecimento”, projeto realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira. A premiação aconteceu no dia 12 de novembro no Teatro Nair Bello.
O estudante apresentou o trabalho com o título “Doe 1kW” para uma banca avaliadora e ficou surpreso em ter sido um dos melhores avaliados. Como prêmio recebeu um troféu.
De acordo com ele a proposta teve início com um trabalho apresentado ao Projeto de Iniciação Científica, do ISCA Faculdades. O projeto foi indicado ao Desafio do Conhecimento e teve auxilio do coordenador dos cursos de engenharia Jezer Oliveira Pedrosa. “O professor me incentivou e me ajudou a modificar o projeto para melhor. Ficar entre os 5 finalistas já foi uma alegria e chegar em terceiro foi um sonho”, disse.
O trabalho propõe doar energia excedente as instituições, mas precisa de autorização das agências reguladoras do setor. “Quando falamos de doação entramos na questão social”, enfatiza.

O Desafio do Conhecimento tem o objetivo de compartilhar conhecimento, estimulando a inovação, criatividade e empreendedorismo. Participaram da iniciativa estudantes de ensino superior, em fase de conclusão de curso. Foram enviados cinco trabalhos de cada faculdade de Limeira para avaliação, sendo selecionados os cinco melhores para a etapa final.

Em 1º Lugar ficaram Carla Cristine Alvarenga Ferrarez de Castro e Hiago Alves de Moura da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT) com o projeto: Monitoramento e análise de batimentos cardíacos auxiliando o pré-diagnóstico de doenças cardiovasculares. Em 2º lugar ficou Nathália Morgana Rissi, também da FT Unicamp com o trabalho: Sistema de baixo custo para monitoramento de Monóxido de Carbono (CO) em ambientes internos.

Santiago Lourenço